quinta-feira, 16 de junho de 2011

Presidente do COI pede ética no esporte

Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), destacou nesta segunda-feira diante de dirigentes esportivos de todo o mundo a necessidade de “respeitar e fazer respeitar de forma estrita as normas éticas no desempenho de suas funções”.


“Puniremos os atletas e os dirigentes que não o façam”, ressaltou Rogge no discurso de abertura da 116ª Sessão do COI, no Palácio da Música de Atenas del COI, onde compareceram membros da entidade e as principais autoridades políticas gregas, lideradas pelo presidente da República, Costis Stefanopulos. “O esporte tem o dever de dar exemplo”, disse o dirigente belga.


No sábado, o COI propôs a expulsão de um dos seus membros, o indonésio Bob Hasan, condenado no seu país por corrupção, e suspendeu o búlgaro Ivan
Slavkov, acusado de vender seu voto na eleição para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2012.


Rogge afirmou que “enquanto o esporte é um êxito em termos de participação, audiência e dinheiro, está ameaçado por perigos que é preciso combater: as ameaças à segurança, o gigantismo, o doping e as violações éticas”. A 116ª Sessão do COI vai até quinta-feira, um dia antes da abertura dos Jogos.
:

Nenhum comentário: