quarta-feira, 15 de junho de 2011

Deputado baiano será relator do processo contra Jair Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara


BRASÍLIA - O presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PDT-BA), anunciou nesta quarta-feira que o deputado Sérgio Brito (PSC-BA) será o relator do processo que tramita contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) no órgão. As representações contra Bolsonaro foram feitas pelo PSOL no dia 18 de maio deste ano. O partido acusa Bolsonaro de quebrar o decoro parlamentar por ofender moralmente a senador Marinor Brito (PSOL-PA), após reunião na Comissão de Direitos Humanos, que discutiu sobre o projeto de criminaliza a homofobia.
Marinor perdeu a paciência com Bolsonaro porque ele exibia um panfleto acusando o governo de estimular o homossexualismo em escolas de primeiro grau, enquanto a relatora do projeto, senadora Marta Suplicy (PT-SP), concedia uma entrevista à imprensa. Os dois bateram boca. Há representações contra Bolsonaro tramitando também na Corregedoria da Câmara, entre elas várias referentes a declarações que o deputado deu aoprograma "CQC", da TV Bandeirantes, em que é acusado de homofobia e racismo. Bolsonaro nega ser racista e alega que houve um mal entendido ao responder a pergunta feita pela cantora Preta Gil.
O anúncio foi feito logo após a abertura da sessão do Conselho de Ética que analisa acusação de quebra de decoro contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo recebendo pacotes de dinheiro do delator do esquema de corrupção do governo do Distrito Federal, Durval Barbosa. Neste momento, o relator do caso, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), está lendo seu relatório.

Nenhum comentário: